terça-feira, 10 de junho de 2008

Obesidade entre os índios Pima


Os índios Pima do Arizona são reconhecidos no círculo científico como um dos grupos de pessoas que apresentam pesos mais elevados no mundo. Os pesquisadores do Instituto nacional de saúde dos EUA os têm estudado há mais de trinta e cinco anos. Alguns adultos chegam a pesar mais de duzentos e cinqüenta quilos e muitos adolescentes obesos estão sofrendo de diabetes, a doença com maior freqüência associada à obesidade mórbida.
Porém, um grupo de índios Pima que vive em Sierra Madre, no México, não tem problemas com a obesidade e suas doenças relacionadas. A teoria afirma que, após muitas gerações de vida no deserto, enfrentando escassez absoluta de recursos, os índios Pima mais bem sucedidos foram os que possuíam genes que os ajudavam a armazenar o máximo de gorduras possíveis, durante o tempo em que não havia alimento disponível.
Embora as duas populações consumam um número similar de calorias por dia, os índios Pima mexicanos ainda vivem bem mais, assim como seus ancestrais. Eles dedicavam vinte e três horas por semana à atividades físicas e consumiam uma dieta pobre em gordura. Os índios Pima do Arizona vivem como a maioria dos demais americanos modernos, consumindo uma dieta que consiste em aproximadamente 40% de gordura, e participando de atividades físicas apenas durante duas horas semanais.
Aparentemente, o grupo Pima tem uma predisposição genética para ganhar peso. E no ambiente em que vivem, torna-se quase impossível manter um peso corporal normal e saudável.

Nenhum comentário: