sexta-feira, 6 de junho de 2008

Introdução

Definição

Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, causado por um gasto energético menor que o consumo, e que é acompanhado por doenças que trazem prejuízo à saúde.
A definição da obesidade foi alvo de discussões por muito tempo, mas a OMS acabou decidindo classificá-la como doença, pois tem tomado características epidêmicas e vem aumentando cada vez mais o número de pessoas que sofrem deste mal.

Causas

Assim como várias doenças, a obesidade está associada a muitos tipos de fatores, entre eles algumas influências genéticas e sociais, hábitos que podem ser influenciados pelo ambiente familiar ou individual, que, de alguma forma, podem acabar agravando uma nutrição inadequada.
Sabe-se que associados a todos estes fatores, sempre há uma ingestão incorreta de alimentos, seja pela quantidade acima do necessário, seja pela qualidade. Também ocorre um gasto energético insuficiente, sendo que isso pode ocorrer por costumes individuais, fatores genéticos ou distúrbios hormonais diversos.

· Fatores genéticos
Diferente de algumas pessoas que conseguem diminuir seu peso apenas com leves mudanças na alimentação ou com a adição de exercícios físicos em sua rotina, outras têm dificuldades por possuírem tendências genéticas a engordar.
Na verdade não se sabe ao certo quais os genes estão diretamente relacionados com a obesidade, mas alguns estudos podem demonstrar que realmente o material genético influência no acúmulo de energia no corpo. Estudos feitos com filhos adotivos mostram que estes têm uma tendência a possuírem o peso corporal semelhante a seus pais biológicos, desconhecidos por seus filhos, e não com os pais que os criaram e os ensinaram a comer. Outro estudo que defende esta tese é análise de gêmeos idênticos. Quando comparados a gêmeos fraternos, os primeiros possuem sua massa corporal muito mais parecida do que os segundos, que não possuem o mesmo DNA.
Talvez a genética não seja a principal causa da obesidade, porque o acumulo de energia está relacionado com a ingestão e gasto desta energia, porém conhecer os genes que podem facilitar este distúrbio auxiliará no tratamento e prevenção da obesidade.

· Fatores ambientais
Além dos fatores genéticos, o ambiente social influencia e muito na obesidade. A grande quantidade de propaganda que induz as pessoas a comerem alimentos como “fast food”, que possuem lipídios em excesso, a vida corriqueira, onde o indivíduo busca repor as energias constantemente, a falta de tempo para se realizar uma atividade física, tudo contribui para o acúmulo de tecido gorduroso no corpo.
A tecnologia que muitos benefícios traz para a vida moderna, também afeta a saúde das pessoas quando se trata de obesidade. O desenvolvimento de máquinas e acessórios, que diminuem o esforço físico de um indivíduo, acaba induzindo o sedentarismo. Carros, motos e outros meios de transporte, por exemplo, condicionam as pessoas a não desfrutarem de métodos mais saudáveis de locomoção como bicicletas, ou uma simples caminhada.

· Metabolismo
· Distúrbios alimentares e Condições médicas
Como já foi dito anteriormente, o modo de vida moderno acaba induzindo a uma péssima alimentação. Baseados no sedentarismo frente à TV, onde se costuma comer alimentos gordurosos e de fácil acesso, as pessoas começam a reter mais energia do que gastam, assim, adquirem um excesso de peso.
Com a presença cada vez mais constante de lipídeos na alimentação, seguida da diminuição de carboidratos, o organismo tende a aumentar o número de células adiposas, ou o tamanho destas células, para que possa “guardar” esta gordura. Assim, quando um individuo quer emagrecer tem muita dificuldade, e quando consegue e diminui o controle da alimentação, volta a engordar, isso caracteriza o efeito-sanfona.
Além da péssima alimentação, algumas questões psicológicas podem ajudar no aumento de peso. Alguns obesos tiveram problemas em algumas fases da vida, e vêem como uma maneira de esquecer esta dificuldade a distração quando estão comendo.

Nenhum comentário: