sábado, 7 de junho de 2008

Continuação: Série Painel Biobio

Adiponectina - O Hormônio dos Adipócitos

A adiponectina é um peptídeo produzido pelas células adiposas e tem como função estimular a expressão de compostos relacionados à combustão de ácidos graxos, com conseqüente dissipação de energia para o músculo ou outros tecidos envolvidos.
Esse hormônio promove a fosforilação do AMP através de uma proteína quinase dependente. O AMPK atuará no fígado estimulando a glicólise e inibindo a gliconeogênese, pois suas enzimas fosforiladas ficam inativas. Além disso, ocorre uma redução da biosíntese de ácidos graxos, uma vez que compostos relacionados à combustão estão sendo produzidos. Dessa forma, é a hidrólise dos triglicérdes que está sendo favorecida e, portanto, a liberação de ácidos graxos na corrente sanguínea os quais serão capturados pelas células musculares. Esses ácidos graxos são o substrato necessário para o músculo realizar a
β-oxidação e suprir a demanda energética do tecido.
Nos obesos, a adiponectina está em baixas concentrações o que acaba gerando uma menor degradação desses triglicérides e, portanto, um acúmulo maior de gordura no corpo. Entretanto, essa não é a principal importância da adiponectina nos obesos.
Outra característica importante desse hormônio é seu controle sobre a insulina. Ela reduz a inibição da insulina permitindo que haja um controle na glicose sanguínea ( a diabetes é uma doença associada à obesidade de grande relevância). Sim, mas qual a sua verdadeira importância?
Bom, não podemos esqueecer que todos os mecanismos no corpo humano são regulados e, como já dissemos, com os hormônis e a obesidade não poderia ser diferente.


Insulina - O Hormônio Regulador

A insulina, hormônio produzido pelas células
β nas ilhotas de Langerhans do pâncreas, regulado pela adiponectina é de fundamental importância na obesidade, pois regula outros hormônios relacionados ao apetite. A insulina apresenta recpetores de membrana que agem em conjunto com os recpetores de insulina. Dessa forma, com a redução promovida pela adiponectina, mais insulina está presente na corrente sanquínea sinalizando para o hipotálamo que haverá um aumento dos níveis de leptina e, portanto, uma diminuição da ingesta alimentar. Além disso, fatores relacionados com a diabetes também devem ser levados em consideração uma vez que está doença acomete grande parte dos obesos.



Hormônios, bioquímica, obesidade, enfim, tentamos mostar um pouquinho da correlação de todos esses termos técnicos. Agora é só procurar entender, nem que seja o essencial, de todo esse grande mecanismo que rege o corpo humano.








Nenhum comentário: