sábado, 7 de junho de 2008

Continuação: Série painel Biobio

Grelina - O Hormônio do Apetite

A grelina é outro hormônio que está envolvido na questão da obesidade. É sintetizado por células especializadas da mucosa do estômago, pelo duodeno e por uma série de estruturas cerebrais. Atua de forma direta na glândula pituitária sinalizando a liberação do hormônio GH ( daí que surgiu o seu nome), estimula as secreções lactotróficas e corticotróficas, controlando também a secreção gástrica e com isso a motilidade do estômago.

Entretanto, a sua principal ação é ter função oposta ao hormônio leptina. Dessa forma, estimula a síntese de neuropeptídeos orexígenos que induzem um aumento da ingesta alimentar com certa redução no gasto energético e, portanto, um aumento na adiposidade.
Mas como é a sua ação?


Em estado de jejum prolongado ou em casos de hipoglicemia, a grelina, com seu nível elevado, atuará no núcleo arqueado do hipotálamo indicando que o corpo está com “fome”. Após a refeição realizada, os nutrientes passarão a ser identificados nas paredes estomacais e vão, por meio de outro hormônio PYY, atuar de forma controlada com a grelina indicando para o cérebro a sensação de saciedade. Para que esse mecanismo ocorra de forma eficiente é necessário redução significativa dos níveis de grelina na corrente sanguínea e um aumento substancial nos níveis de PYY.
Entretanto, essa regulação depende do tipo de macronutriente ingerido. No caso de uma dieta rica em carboidratos simples, os quais são rapidamente absorvidos no trato digestório e armazenados como gordura, o tempo para que haja a redução dos níveis de grelina e aumento dos níveis de PYY não é suficiente para que o cérebro perceba a sensação de saciedade. Nesse caso, há uma ingestão maior de carboidratos com conseqüente aumento de tecido adiposo, uma vez que esses nutrientes são convertidos em gordura.
No caso de uma dieta rica em proteínas e lipídeos, cuja degradação e absorção de nutrientes é lenta, o tempo que os nutrientes estão no trato digestório é maior permitindo que o cérebro perceba as alterações das concentrações de grelina e PYY no sangue. Dessa forma, não há necessidade de um consumo exagerado dessas substâncias para se ter a sensação de saciedade. Assim, a ingesta alimentar é menor e, portanto, menor será o aumento de peso. Então, por mais estranho que pareça, esse tipo de dieta pode ajudar na perda de peso.
Então, podemos pensar que a grelina pode ser responsável por causar a obesidade?
Na verdade não. Pesquisadores compararam os níveis de grelina em pessoas com o peso normal e obesas. Constataram que em obesos os níveis de grelina são mais baixos do que o outro grupo. O que acontece com os obesos é uma hipersensibilidade aos efeitos de grelina o que acaba proporcionando um aumento da ingesta alimentar.

Um comentário:

Antiquário Século XX disse...

Boa noite. Tenho lido sobre o hormonio Grelina, pois fiz uma redução de estomago, onde o médisse que seria retirada a parte do estomago que produz esta substancia e que ela é que dá asenssação de fome. Após a cirurgia tive muita dificuldade alimentar e agora estou com grande dificuldade de memória, não de raciocineo. Operei em setembro de 2009 e fiz a técnica Fobe Capella. Se puderem me orientar sobre algo que possa me ajudar, agradeço. Mônica. E-mail pedagoga.monica@gmail.com