terça-feira, 17 de junho de 2008

Continuação: Série Painel Biobio

Dieta programada Lean Body
Dieta criada por Cliff Sheats, consiste em regular melhor o metabolismo do corpo do que as refeições. Sheats é um nutricionista norte-americano autor de uma série de livros que propõe a redução de peso a partir do aumento da ingestão de calorias, combinada com a prática regular de exercícios.
A dieta segue alguns passos importantes. O aumento da ingestão de calorias deve ser gradual e dividida durante o dia. A prática de exercícios regularmente é obrigatória, pois é dessa forma que se queima a gordura em excesso. A ingestão de calorias é dividida em 65% de carboidratos (de preferência integrais), 25% de proteínas (ovo e carne de aves) e 10% de gorduras (azeite de oliva). As atividades físicas devem ser estendidas por uma hora, pelo menos três vezes por semana. Claro que cada organismo reage de uma maneira diferente a dietas e exercícios. Faz-se necessário, portanto, o acompanhamento de um nutricionista para que a dieta e a quantidade de exercícios diários sejam calculadas da forma mais saudável e de maneira que a dieta programada tenha resultados positivos.
A realização de exercícios prolongados sem exigência total do corpo, com grande disponibilidade de oxigênio, é responsável por uma maior queima de lipídios. A respiração aeróbica é um caminho de degradação de ácidos graxos para formação de acetil-CoA. Uma intensificação do ciclo de Krebs aumenta a formação de citrato. Altas concentrações desse substrato inativam a fosfofrutoquinase. Essa enzima, por sua vez, faz parte da via glicolítica, que passa a ser inibida também, pois há armazenamento de glicose para quando o organismo estiver com falta de oxigênio, usado como agente oxidante para reoxidação de coenzimas da Cadeia Transportadora de elétrons.
Interligar a prática de exercícios com uma dieta que preenche as necessidades do organismo é favorável não só ao emagrecimento, mas também a uma saúde melhor, pois previne contra problemas cardiovasculares. Claro, se tudo feito com o acompanhamento de um médico e um nutricionista.

Nenhum comentário: