sexta-feira, 4 de julho de 2008

Recapitulando

Gente!!
Acabaram as aulas de BioBio, acabaram as apresentações dos painéis, mas o nosso blog continua na ativa. Relembrando um pouco sobre o tema obesidade e seus hormônios envolvidos vamos recapitular sobre a grelina.
A grelina é um hormônio com função orexígena, ou seja, induz a fome e, portanto, aumenta a ingesta alimentar. Sua regulação depende da percepção dos nutrientes pela mucosa estomocal juntamente com outro hormônio regulador que indica a saciedade no núcleo arqueado do hipotálamo, PYY.
Como nós mesmos questionamos, será então que a grelina é responsável por causar a obesidade? Seguindo a idéia de que ela provoca um aumento no consumo de alimentos, que esses, em excesso, determinam um acúmulo de tecido adiposo e que, em obesos, esses dois fatos são característicos é plausível que cheguemos a essa conclusão. Entretanto, regulação hormonal não é tão simples assim... E nesse caso a lógica está contra nós! Para não ficar na dúvida leia mais em nossa Série Painel-Hormônios e este ótimo artigo da Unicamp.
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/184-pag03.pdf

Nenhum comentário: